sábado, 2 de março de 2013

Gastrite X Glúten



Desde que me lembre sempre tive problemas de estomago. Quando bebê regurgitava após cada refeição, e até ano passado era assim. Tive 3 gastrites, uma úlcera e me sentia mal após o almoço. Após a janta, lá vinha a azia, queimação de estomago. Anos passando mal. Minha família de italianos, dá-lhe macarronada caseira aos domingos, com ou sem carnes. Durante dois anos tomei medicamentos para o estomago. E nada de melhorar, até que navegando na internet vi uma entrevista do Programa Sem Censura sobre glúten: http://www.youtube.com/watch?v=K3OvCf5NGfs&feature=share&list=PLA02F0588880D85F3.
Estava com problemas de esquecimento, esquecia as chaves, celular, cartão bancário em farmácia, etc; buscando resolução sobre esse problema, achei a solução de outro problema, a gastrite. Entrei no site dos celíacos do RJ: http://www.riosemgluten.com/, e vi todos os  meus sintomas relacionados a problemas gástricos. Já tirei dois pólipos do estomago e dois do intestino, muitos gazes intestinais, principalmente à noite. Após busca sobre o assunto, e ver que eu tenho intolerância ao glúten, retirei qualquer alimento que o contém: farinha de trigo, aveia, cevada e centeio, e de um dia para o outro vi uma melhora total nos sintomas de regurgitação, gastrite e problemas intestinais.
O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo branca ou integral, que possui duas frações chamadas de Gliadina e Glutenina e está presente em 85% no trigo. Na aveia se chama Avenina, na cevada é Cecalina e no centeio é Ordeína. As pessoas que são alérgicas ao glúten são chamadas Celíacas e são de várias modalidades. Quando aparece é geralmente após a introdução de alimentos que contenham essa proteína,por volta dos seis  meses, indo até o terceiro ano; levando imediatamente a diarréia aguda, barriga inchada, muitos gases, podendo levar ao vômito e chegar a morte se não diagnosticada cedo. São os celíacos verdadeiros e tem 100% de intolerância e alergia a essa proteína. Conforme o grau de alergia ou intolerância vai sendo diagnosticada conforme os sintomas: anemia, magreza(não consegue engordar), desnutrida, cansa-se facilmente. Essa intolerância pode aparecer em qualquer idade, mesmo que anteriormente não tenha tido nada. Por ser de imunidade, não se observa cedo os sintomas diversos que podem ocorrer em separados ou juntos, como: alterações no esmalte dos dentes, osteoporose, infertilidade, abortos repetitivos, doenças malignas do trato gastrointestinal, pólipos e câncer; inchaço do adomem após almoço rico em farinha de trigo, pizzas, nhoques, macarronada principalmente acompanhadas de carnes, panquecas,pudins... . Não é atoa que existe uma expressão popular que diz: "estou empanzinado", isto é, cheio de pão=cheio de glúten. Essa substância ao chegar no intestino delgado forma um tapete colando-se nele e impedindo a absorção de qualquer nutriente desde vitaminas a sais minerais.Na forma não clássica,i.e.,não há o aparecimento de todos os sintomas, a prisão de ventre é um indicativo da intolerância.

6 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SE COM A DIETA DO GLUTEN OS PÓLIPOS PARARAM DE APARECER. ESTOU ENFRENTANDO O MESMO PROBLEMA E COMEÇEI A DIETA DO GLUTEN TAMBÉM.
    ATT
    BIANCA

    ResponderExcluir
  2. Estou tentando te responder, mas o Blog está com problemas. Repeti outro exame e nada apareceu, mas estou com gastrite por causa da regurgitação. Repita os exames daqui a algum tempo, e a cada ano. Observe se é só o glúten, pois também tenho alergia ao leite e derivados.

    ResponderExcluir
  3. Uma amiga está com pólipos no Intestino grosso, ela tem azia, má digestão, prisão de ventre, sente dormência, tem enxaqueca, sente falta de ar, mas não sente dor nas articulações. Ela fez biópsia e não deu malígno. Ela tomou antibiótico, mas a inflamação não melhorou. Sua médica diz que não sabe o que é e disse que não é intolerância ao glútem pois o problema está no intestino grosso e se fosse a intolerância a inflamação estaria em outros pontos. Tem alguma possibilidade dela ter intolerância ao glúten?

    ResponderExcluir
  4. Sinto não poder ajudar muito, não sou médica. Se ela já foi ao gastroenterologista e não achou nada, procure outras especialidades, como alergista, imunologista para descartar alergias a outras substâncias.Conheci uma caso de um senhor que por muitos anos passava muito mal, com enjoos, dores de cabeças do tipo enxaqueca e outros sintomas, e um dia indo há um alergista após vários exames, descobriu que não podia comer ou beber qualquer substancia que fosse vermelha, fosse frutas como maçã, cereja, uvas, morangos, refrigerantes, doces; qualquer coisa vermelha. Foi só evitar que ele melhorou. Tem que começar observando o que come, bebe, que horas, que estação aparece mais etc. Procura um homeopata, de preferencia em alguma faculdade ou escola de homeopatia, para investigar. Um nutricionista ou nutrólogo também podem ajudar.
    Eu observei por meses que após comer pão, regurgitava muito. Vivia tendo muita sinusite, por vezes, tomava antibióticos e mal acabava o tratamento, voltava tudo. Na internet descobri que o leite provoca muco. Então fiz uma experiência e parei de tomar por um mes,depois bebia leite, e ficava mal de novo. Fiz por umas três vezes e confirmei. A única coisa que posso comer é queijo, em pouca quantidade e apenas os amarelos. Consumi queijo branco(minas) por um mes e voltou a sinusite. Logo, aprendi a não abusar e conviver com a intolerância ao leite e ao glúten. Este último me levou a uma Emergência por ter insistido em comer um pequeno pedaço de pão. Afinal levei mais de 50 anos para descobrir minhas intolerâncias. Ter umm espírito observador, anotar tudo, pesquisar, coletar dados, ajudarão a descobrir o problema junto a profissionais de saúde.

    ResponderExcluir
  5. Descobri minha intolerância ao glúten após passar muito mal, aos 2 anos de idade, nunca tive problema com a lactose, era apenas celíaca. Aos 11 comecei comer aos poucos e percebi que os sintomas não apareciam mais, apenas quando exagerava. Continuei comendo, hoje tenho 17 e ainda como alimentos com glúten, mas por causa disso, desenvolvi gastrite nervosa e sofro muito de enxaqueca. Meu gastro me disse que é por causa do glúten e comecei a dieta de novo, um problema atrai o outro e deve-se ter muito cuidado.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz sera q eu nao fico bom e por causa deste maldito gluten!!vivo de dieta tenho gastrite,isofagiti ja fiz 12endoscopia fico bom ate enguanto estou tomando o remedio,depois comerça tudo denovo azia,gastrite o medico diz q e uma questao alimentar mas nunca me falou do gluten.vou fazer a dieta do gluten, tenho obsetvado q tem sertos alimentos quer piora e muito pao,bolacha entegrau e sempre comi toda praticamente toda noite e de manham,bolo avimaria fico igual a um dragao cuspindo fogo pela boca.

    ResponderExcluir

Assim que seu comentário for analisado será publicado.