terça-feira, 15 de setembro de 2015

Como me tornei Homeopata

Por que me tornei Homeopata.

Tinha acabado minha faculdade de Farmácia na UFRJ, e fui trabalhar em uma drogaria que acabara de ser inaugurada. Numa manhã ensolarada, entrou um senhor todo agasalhado da cabeça aos pés. Eu estava na porta e ele se dirigiu a mim e perguntou o que tinha de novo para Psoríase e vi que tinha os braços, o pescoço, os joelhos, e disse-me que as costas estavam iguais a placas de cor púrpura e com grossa crosta. Como minha monografia de fim de curso eram Vitiligo e Psoríase, disse-lhe que não havia cura para ambos. A última moda era um método chamado PUVA. Onde a pessoa era bombardeada com raios de UVA, onde poderia vir a ter um câncer em qualquer lugar do corpo, por causa da liberação de radicais livres como efeito secundário.Para diminuir e aliviar os sintomas, que no caso da Psoríase provocava coceiras, aconselhei-o a procurar a medicina alternativa, como fitoterapia, acupuntura e homeopatia, mas falei por falar. Ele me pediu um endereço de um médico homeopata e falei para procurar a escola de Homeopatia. E esqueci o caso. 
Um mês depois voltou para me agradecer, pois as crostas estavam cicatrizando e a coceira havia parado.Realmente, aquela cor inicial havia mudado para um tom róseo. e as crostas não mais. Levantei minhas sobrancelhas de surpresa e um tremendo ponto de interrogação pairava em cima de minha cabeça. Não acreditava naquilo, muito menos em homeopatia. Lembro-me quando criança minha mãe ia aos centros espíritas de mesa , e depois recebia a receita que mandava fazer. Bem, acreditava que isso era a fé que fazia as pessoas se curarem. 
Mas aquela pulga ficara em minha orelha. O que era a tal Homeopatia? Espiritismo? Fé? Então  recebi uma propaganda desse senhor com o endereço da faculdade que ensinava a tal da Homeopatia. No ano seguinte me inscrevi no curso e disse para mim mesma, vou lá, assisto uma aula e cancelo. Só queria saber qual era a da Homeopatia. 
A aula era inaugural. Todos os profissionais formados, já que é uma especialização; lá se encontravam, médicos, veterinários e farmacêuticos. Era no auditório da faculdade. Nossa estava cheio, fiquei admirada com tanto profissional se interessando. Passo-lhes o que ouvi , mais ou  menos, já faz tanto tempo.
Todos concordam que aprendemos na escola, que somos matéria, e que é composta de moléculas, que vem  de átomos, e que são formados de prótons, neutros e elétrons? E que unindo isso tem uma força chamada magnetismo, e que forma um campo elétrico? Se pegarmos um grafite de lápis e um diamante e colocarmos num microscópio que aumente um pedacinho de cada, e que é chamado campo microscópio; nos iremos viajar profundamente dentro deles. (http://www.alunosonline.com.br/quimica/por-que-existem-diamantes-cores-diferentes.html)




Cada bolinha rosa é um átomo, e que se unem conforme a energia eletromagnética espacial. 
Bem, isso estava ficando interessante. Então se eu pegar um pedacinho de minha pele e for olhar nesse microscópio, vou ver algo assim:
(http://www.grupo escolar.com/a/b/E4945.jpg)


Uma célula. Legal. Então, vou mais fundo na viagem microscópica.(http://nucleodememoria.vrac.puc-rio.br/70anos/sites/default/files/imagens/DNA-1024x791.jpg) 



Hum, vou mais adiante:  
(http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/5/normal_501glucose.jpg)



Cheguei a menor parte humana, uma molécula que nos dá energia. Temos as bolinhas pretas, são os carbonos; as vermelhas, os oxigênios; e as cinzas, os hidrogênios. E no meio aqueles "canudinhos" cinzas, as energias eletromagnéticas que fazem unir todas as moléculas entre as demais.
Legal, agora vou selecionar só um carboninho:
(http://www.coladaweb.com/files/hidrocarboneto.jpg)



Há um carbono com quatro hidrogênios, a última parte ou a  primeira de formação de todo Ser vivo do planeta terra.
E agora ? Aperto o acelerador do microscópio e continuo a viagem ao centro do Ser.
(http://st.depositphotos.com/1257959/4785/i/950/depositphotos_47853825-Hydrogen-oxygen-carbon-nitrogen-atom.jpg)


Cheguei a todos aos átomos formadores de vida terrena.

Pronto me convenceu. Somos todos energia. Tá legal. E agora?

Vamos observar a estrutura da água.
(http://thumbs.dreamstime.com/x/estrutura-molecular-da-água-32273852.jpg)

Parece um personagem infantil.



A imagem do centro é um átomo de oxigênio e as duas "orelhas" , menores que são os hidrogênios.E as bolinhas azuis, representam os elétrons, que ficam girando em volta do núcleo.  Vamos ver se entendi;
(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYjH9zwCNEc-DACftxSpkO6wyPv-rzO0uqzy-Bv8ukyOpbFb6KjmkZFRSi6MPym0S8H17meDP0T0wleKTwRpIUk0bZl8RmycYGAr8YdUWtSlqzTFR_Q_pIu1qhcRdNQF1t9uln5cgmfws/s1600/698px-Water_molecule_3D_svg.png)




Hum. Lembra uma popozuda de biquíni vermelho, antes que pense bobagem. 

Mas isso é só uma molécula, para que a água exista é necessário que ela se una a outras para formar a água que conhecemos. 
Os cientistas descobriram que a molécula da água tem eletricidade( dai o choque se entrar em contato com a energia elétrica).
(http://s3.static.brasilescola.com/img/2013/09/agua.jpg)



Bem, o oxigênio tem dois elétrons na última camada, e os hidrogênios só um. Assim, dois do oxigênio e um de cada dos hidrogênios forma a molécula da água.Mas ai está o pulo do gato, miau; 
(https://alunoarretado.files.wordpress.com/2010/05/050310_0135_biologiabio2.jpg?w=500)




 Então, para formarem a água que conhecemos, as moléculas se unem, por pontes chamadas de hidrogênio , daí ela ser maleável, porém não se consegue pegar.
Tá, onde entra a Homeopatia?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que seu comentário for analisado será publicado.