terça-feira, 22 de setembro de 2015

Glúten X Tireóide



A tireóide é uma glândula situada no pescoço, fica abaixo do pomo-de-Adão, se colocar os dois dedos polegar e indicador abaixo do pomo e se sente ao engolir a saliva. Ela produz dois hormônios essenciais a vida, responsáveis a manter ou gastar nossa energia, o T3(tri-iodo tironina), o T4 (tiroxina).O TSH (Hormônio Tireo-estimulante) produzido na glândula hipófise no cérebro é que estimula as células da Tireóide a produzir esses dois hormônios, por isso o médico manda fazer exame de sangue buscando esses três hormônios, pois a falta ou produção menor leva as doenças da Tireóide. Se ela produz pouco hormônios tem se o Hipo tireoidismo, se fabrica muito tem o Hiper tiroidismo.
Os sintomas que ela não vai bem são:
Hipotiroidismo: Bócio (aumento da glândula),fraqueza, pela seca, dor nas articulações, síndrome do túnel do carpo (famosa tendinite nos dedos dos digitadores), prisão de ventre, aumento do colesterol, alterações da menstruação, ganho de peso, intolerância ao frio, perda de cabelo e redução da sobrancelha, sonolência, hipertensão,edemas, disfunção erétil.
No Hipertiroidismo ocorre Bócio, excesso de suor, intolerância ao calor, olhos esbugalhados, palpitação cardíaca, tremores das mãos, dificuldade de concentração,perda de peso, insônia, amnésia, muita sede e fome, depressão, diarréia, muita urina, osteoporose. Veja o site abaixo:
Glúten e doenças da tireóide ; Glúten e Saúde ; Glúten e Inflamação : Não coma glúten e seja saudável
Desde a adolescência apareceu um volume no pescoço. Indo ao médico detectou problemas com a tireoide, e fazendo os exames, os hormônios estavam em valor normal, porém baixos. Segundo uma cintilografia, exame específico de tireóide, a mesma  estava aumentada, porém funcionava normalmente. Houve um médico que queria  operar a minha tireoide, me assustei, e não fiz. Mês passado por aconselhamento de um nutrólogo, comecei a tomar 2 gotas de lugol a 5%. Em uma semana a glândula diminuiu, voltando ao normal. Portanto, só a retirada do glúten não foi suficiente, precisava era do iodo, alimento primordial dela. Hoje tomo dia alternados o lugol. Há um teste para saber a necessidade de iodo, coloque uma gota na barriga e deixe secar. observe quanto tempo leva a mancha para desaparecer. quanto menos tempo, maior a necessidade. Em uma hora desaparecendo, há necessidade de iodo, provável já estar com bócio no pescoço. Inicie com o lugol. OBS. Se você for alérgico ao iodo, jamais faça, teste antes numa parte do corpo e observe se há vermelhidão, coceira ou inchaço. Procure um homeopata para imunizar contra o iodo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que seu comentário for analisado será publicado.